domingo, 13 de dezembro de 2015

Oceano sob o maior deserto da China

Tarim é a região de um extenso vale da China, onde está localizado o Taklimakan, maior deserto do país. Enquanto estudavam os níveis de carbono no ar desta extensão de terra, cientistas da Academia Chinesa de Ciências perceberam que uma grande quantidade do gás responsável pelo efeito estufa estava sendo absorvido. O fato gerou desconfiança, pois no deserto não existem árvores que possam utilizar o CO2 na fotossíntese. Foi então que os pesquisadores descobriram a presença de um imenso oceano subterrâneo, responsável pela difusão do gás carbônico.
meio-ambiente-saiba-sobre-a-descoberta-de-oceano-sob-o-maior-deserto-da-China
O professor Li Yan e sua equipe descobriram um oceano sob o maior deserto da China que está ajudando a absorver o gás carbônico da atmosfera. (Foto: Divulgação/Li Yan)
“Nunca pensávamos que haveria tanta água de baixo da areia do deserto”, disse o professor Li Yan, principal autor do estudo, em entrevista ao jornal South China Morning Post. “Nossa percepção sobre as características de um deserto podem mudar depois desta descoberta”.
A desconfiança dos pesquisadores chineses, de acordo com a revista Geophysical Research Letters, é que este oceano tenha mais água do que todos os grandes lagos da América do Norte juntos. Yan chegou a verificar 200 diferentes regiões do deserto, onde encontrou água em pontos profundos. Com isso, sua equipe calcula que o Taklimakan pode ser capaz de absorver mais de 200 milhões de toneladas de gás carbônico, desempenhando um importante papel contra o aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário