domingo, 18 de outubro de 2015

Novo ciclo Ferreira Gomes promete ser mais agitado no Ceará

 

Eliomar de Lima

Da Coluna Política, no O POVO deste sábado (17), pelo jornalista Érico Firmo:

A filiação da família Ferreira Gomes ao PDT – cuja parte principal se encerra neste domingo, com a entrada de Cid Gomes – assemelha-se à forma como o grupo chegou ao PSB, dez anos atrás, e difere de quase todas as outras mudanças de partido do clã.

Quando chegaram ao PSDB, em 1990, ao PPS, em 1997, e ao Pros, em 2013, eles ingressavam em legendas que praticamente não existiam no Ceará. Filiavam-se ocupando espaços vazios e tomavam toda a estrutura.

No PDT, assim como no PSB, eles encontram um partido que não é dos maiores, mas que tem militância tradicional e fiel. Na virada dos anos 80 para a década de 90, era um dos principais redutos brizolistas no Brasil. Há ainda pedetistas egressos dessa geração. Faz toda diferença do mundo entre se filiar a um partido que só existe formalmente e não tem nomes de destaque, em relação a ingressar numa legenda que tem vida partidária real. Sobretudo para um grupo que se move em gigantescos contingentes e se impõe como maior força política onde quer que chegue.

No PSDB, os Ferreira Gomes eram força secundária que orbitava em torno de Tasso Jereissati. No PPS e no Pros, tiveram problemas com dirigentes nacionais, mas nunca tiveram qualquer dor de cabeça local. No PSB, porém, foi necessária complexa negociação para dividir as forças com os grupos que até então comandavam a burocracia partidária. Os conflitos se acumularam até terminarem em briga de rua, com direito a ovos atirados – inclusive contra o hoje prefeito Roberto Cláudio – correntes colocadas na porta da sede para impedir acesso e reunião realizada no meio da rua. Política feita de forma escatológica.

Com Cid filiado, o grupo começa a tomar assento de fato no PDT. É difícil que o convívio seja tão conflituoso quanto foi no PSB. Porém, certamente não terá a tranquilidade que houve – exclusivamente no plano local – no Pros e no PPS.

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário