segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Extintor de incêndio não é mais obrigatório para carro de passeio

Decisão de quinta-feira torna obrigatório uso do equipamento apenas em veículos utilizados comercialmente, como ônibus

Agência Brasil

Equipamento que motoristas tiveram de comprar às pressas: não é mais obrigatórioAgência Brasil/Arquivo

Equipamento que motoristas tiveram de comprar às pressas: não é mais obrigatório

O uso de extintor de incêndio em automóveis passa a ser opcional no Brasil a partir desta sexta-feira (18), conforme resolução do Ministério das Cidades publicada no Diário Oficial da União.

A decisão foi tomada e divulgada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na quinta-feira (17) e envolve utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

O equipamento continua obrigatório para todos os veículos usados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e ônibus, além de veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.

Relembre

A obrigatoriedade do uso do extintor estava em vigor no País desde 1970. Segundo o governo, a decisão pelo uso opcional do equipamento foi tomada após encontros com representantes dos fabricantes de extintores, do Corpo de Bombeiros e da indústria automobilística.

Autoridades de trânsito vão continuar a fiscalizar o uso de extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório. A punição para quem não estiver com o equipamento ou para quem estiver com o equipamento com validade vencida inclui multa de R$ 127,69 além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-09-18/uso-opcional-de-extintor-em-carros-passa-a-valer-nesta-sexta-feira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário