sexta-feira, 29 de maio de 2015

A Internet e a Comunicação Empresarial

Quando a internet surgiu na década de 60, seus criadores tinham como objetivo apenas conectar máquinas para que, caso uma bomba destruísse o Pentágono, outros pontos do país ainda estivessem conectados. Quarenta anos se passaram desde então e o que outrora fora uma estratégia militar de conexão de dados hoje se tornou um meio de comunicação globalizado e de fácil acesso, expandindo a conectividade e interação entre pessoas.
De acordo com levantamento divulgado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) até o final deste ano haverão quase 3 bilhões de usuários de Internet fixa e móvel. Segundo Ibope Media a internet no Brasil já ultrapassou 100 milhões de usuários no primeiro trimestre de 2013. Um estudo recente do Boston Consulting Group (BCG) encomendado pelo Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade sem fins lucrativos que regula os nomes e números usados na web, até 2016, afirma que a internet vai ser responsável por US$ 4,2 trilhões de atividade econômica só nos países do G-20. Se fosse um país, a internet teria o quinto maior PIB do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão e Índia.
Ainda segundo o Ibope Media a internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em opiniões expressas online. Graças às ferramentas colaborativas como o Twitter, Facebook, Google+, Youtube, Wikipedia e os blogs, hoje é ainda mais fácil gerar e disponibilizar conteúdo através da rede. A cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet e são publicados 200 milhões de tuítes; a cada minuto são disponibilizadas 48 horas de vídeo no YouTube; e a cada segundo um novo blog é criado. 70% das pessoas consideram a Internet indispensável. Em 1982 havia 315 sites na Internet. Em 2008 existiam 174 milhões.
Nas últimas décadas muito além das ferramentas tradicionais de comunicação, como jornais, televisão, rádio, cinema e revista, a internet tem atuado como forte vínculo entre público e empresa, tornando-se um forte veículo para a atuação da Comunicação Empresarial de uma maneira mais rápida e dinâmica.
Com a crescente popularização da internet no Brasil, ficou notadamente fácil para os departamentos de comunicação o envio e transferência de notícias a veículos de imprensa e afins e utilizar ferramentas via web que possibilitem aos públicos interessados a oportunidade de interagir com a empresa e ao mesmo tempo permitir uma sensação de proximidade maior com a companhia. Os departamentos de Comunicação Empresarial de muitas organizações estão optando por manterem ferramentas de comunicação tecnológica na internet beneficiando-se da interatividade, multimidialidade, baixos custos e alcance dessa tecnologia.

Não resta dúvida que no futuro o principal meio de comunicação será a internet. Sua importância já supracitada a enquadra como uma tecnologia indispensável para quaisquer empresas e instituições que almejem bons resultados econômicos na “era digital”.
Fonte: Jacimara Pereira de Souza. Acadêmica de Administração na Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário