Quando
a internet surgiu na década de 60, seus criadores tinham como objetivo apenas
conectar máquinas para que, caso uma bomba destruísse o Pentágono, outros
pontos do país ainda estivessem conectados. Quarenta anos se passaram desde
então e o que outrora fora uma estratégia militar de conexão de dados hoje se
tornou um meio de comunicação globalizado e de fácil acesso, expandindo a
conectividade e interação entre pessoas.
De
acordo com levantamento divulgado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT)
até o final deste ano haverão quase 3 bilhões de usuários de Internet fixa e
móvel. Segundo Ibope Media a internet no Brasil já ultrapassou 100 milhões de
usuários no primeiro trimestre de 2013. Um estudo recente do Boston Consulting Group
(BCG) encomendado pelo
Internet Corporation for Assigned Names
and Numbers (ICANN), entidade sem fins lucrativos
que regula os nomes e números usados na web, até 2016, afirma que a internet vai ser responsável por US$ 4,2
trilhões de atividade econômica só nos países do G-20. Se fosse um país, a
internet teria o quinto maior PIB do mundo, atrás apenas de Estados Unidos,
China, Japão e Índia.
Ainda
segundo o Ibope Media a internet se tornou o terceiro
veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. 87%
dos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de
comprar, 90% dos consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto
70% confiam em opiniões expressas online. Graças às ferramentas colaborativas
como o Twitter, Facebook, Google+, Youtube, Wikipedia e os blogs, hoje é ainda
mais fácil gerar e disponibilizar conteúdo através da rede. A cada
dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet e são
publicados 200 milhões de tuítes; a cada minuto são
disponibilizadas 48 horas de vídeo no YouTube; e a cada segundo
um novo blog é criado. 70% das pessoas consideram a
Internet indispensável. Em 1982 havia 315 sites na Internet. Em
2008 existiam 174 milhões.
Nas
últimas décadas muito além das ferramentas tradicionais de comunicação, como
jornais, televisão, rádio, cinema e revista, a internet tem atuado como forte
vínculo entre público e empresa, tornando-se um forte veículo para a atuação da
Comunicação Empresarial de uma maneira mais rápida e dinâmica.
Com
a crescente popularização da internet no Brasil, ficou notadamente fácil para
os departamentos de comunicação o envio e transferência de notícias a veículos
de imprensa e afins e utilizar ferramentas via web que possibilitem aos
públicos interessados a oportunidade de interagir com a empresa e ao mesmo
tempo permitir uma sensação de proximidade maior com a companhia. Os
departamentos de Comunicação Empresarial de muitas organizações estão optando
por manterem ferramentas de comunicação tecnológica na internet beneficiando-se
da interatividade, multimidialidade, baixos custos e alcance dessa tecnologia.
Não
resta dúvida que no futuro o principal meio de comunicação será a internet. Sua
importância já supracitada a enquadra como uma tecnologia indispensável para
quaisquer empresas e instituições que almejem bons resultados econômicos na “era
digital”.
Fonte:
Jacimara Pereira de Souza. Acadêmica de Administração na Universidade Estadual
Vale do Acaraú.
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