quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

‘Cidade mais quente do Brasil’

 

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) declarou que a informação divulgada, ontem, apontando a cidade de Sobral como a mais quente do Brasil neste ano pode estar errada. Dados publicados na mídia nacional com base em números do site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmaram que o município cearense esteve, durante oito dias, entre os mais afetados pelo calor no País, atingindo a temperatura recorde de 43,9 graus, no dia 14 deste mês.

No entanto, segundo David Ferran, meteorologista da Funceme, o valor foi registrado por uma estação automática do Inmet que, possivelmente, está apresentando falhas. “Existem duas estações em Sobral às quais temos acesso, uma automática e uma convencional. A automática, que forneceu essa informação, está registrando temperaturas irreais, acima de 50, 60 graus, o que indica claramente um erro nos sensores”, afirmou.

Conforme Ferran, na estação convencional, a temperatura máxima revelada no dia 14 é de 36,1 graus. Ele explica que a estação automática faz a leitura dos parâmetros sem a presença de um observador meteorológico. “Por conta disso, a princípio, a estação convencional é mais confiável. Se existe alguma outra estação do Inmet aqui, nós não temos acesso”, alegou.

Fonte: Diário do Nordeste
A Opinião do Blogueiro
Interessante foi ver a quantidade de postagens no Facebook de pessoas achando o máximo esse título para nossa cidade. Já não fossem as adversidades da natureza, que nos coloca nessa situação de 'calorão', todo ano, o ano todo, nós, os sobralenses contribuímos para que o sol daqui seja mais quente do que o de Massapê ou o de Forquilha, por exemplo.
Sobral é uma cidade de poucas árvores porque os sobralenses não planta, não cuida ou pior, derruba por qualquer besteira as poucas existentes; Também é culpa nossa o quase total asfaltamento da cidade, o que aumenta a incidência de calor devido a maior evaporação causada pelas altas temperaturas do asfalto, que impermeabiliza a cidade,evitando que as poucas chuvas que caem ao longo do ano sejam absorvidas pela terra para formação de lençóis freáticos no nosso subsolo.
Mas parafraseando o mestre Pe. Sadoc, 'Sobral não é quente, quente é o sol', e viva o inventor do ar condicionado.

http://sobralemrevista.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário