quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Petistas apoiam reforma política e destacam esforço da presidenta Dilma para viabilizar mudança

 

Os deputados petistas Amauri Teixeira (BA) Fernando Ferro (PE) e Valmir Assunção (BA) registraram em discurso no plenário da Câmara ontem, o resultado oficial do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva para reformar o sistema político. O Plebiscito contou com a participação de quase oito milhões de pessoas, que votaram nas mais de 40 mil urnas espalhadas por todo o Brasil. Do total, 97,05% dos eleitores assinalaram o “sim” pela reforma.

O resultado foi entregue à presidenta Dilma Rousseff em ato realizado na noite de segunda-feira (13) no auditório do hotel Golden Tulip, em Brasília e que contou com a presença de várias lideranças e representantes de partidos políticos e de movimentos sociais.

Para Amauri Teixeira, a reforma política é urgente porque “os parlamentares sérios e com perfil ético estão perdendo espaço com o atual sistema”. “Porque um sistema que é baseado no financiamento privado é um sistema de eleição de lobista e não de parlamentares. Os parlamentares devem estar aqui para defender os interesses do povo, os interesses da maioria, para defender principalmente aqueles que estão mais expostos, que estão mais vulneráveis e necessitados de políticas públicas”, defendeu.

O deputado Fernando Ferro afirmou que a reforma política vai propiciar ao Brasil instituições que possam efetivamente consolidar uma democracia. “Saudamos essa mobilização popular que representa um grito da população pela reforma política”, disse o petista.

Já o deputado Valmir Assunção lembrou que, além da proibição do financiamento privado de campanhas, “a presidenta Dilma também defendeu na solenidade a inclusão na reforma de temas como a paridade homem/mulher nas candidaturas e o fim das coligações proporcionais parlamentares que hoje permitem a um deputado com boa votação eleger outro com baixa, desde que o partido esteja coligado e sem qualquer compromisso programático”, afirmou.

O deputado Valmir Assunção destacou ainda o esforço da presidenta Dilma para aprovar a reforma. Ele lembrou que no ano passado a presidenta enviou uma proposta de convocação de uma constituinte exclusiva para realizar a reforma política no País. Entretanto, a proposta foi rejeitada pelo Congresso.

A votação no Plebiscito ocorreu durante a semana da Independência (1 a 7 de setembro) e foi apoiada por mais de 450 organizações sociais de todo o País.

 

PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário