sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Com intermediação da Rússia, Ucrânia e separatistas anunciam cessar-fogo

 

Trégua foi proposta por Vladimir Putin como primeiro passo para a solução da crise

Os representantes do governo de Kiev e das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk assinaram nesta sexta-feira, 5, um protocolo de cessar-fogo no leste da Ucrânia a partir das 18h no horário de Moscou (11h no horário de Brasília). A informação foi divulgada pelo Twitter oficial da república de Donetsk.

A reunião entre autoridades da Rússia, Ucrânia e regiões do leste ucraniano, acontece em Minsk, capital da Bielorrússia. Anteriormente, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, haiva manifestado apoio ao plano de resolução do conflito elaborado pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

O conflito entre separatistas e as forças de Kiev deixou um grande rastro de destruição no leste ucraniano

A iniciativa do líder russo prevê que as "operações armadas nas regiões de Donetsk e Lugansk e o uso da aviação contra civis no sudeste da Ucrânia sejam interrompidas”. De acordo com ele, a fim de parar o derramamento de sangue e estabilizar a situação na região ucraniana, é necessário cessar as operações ofensivas das forças armadas e milícias armadas. Em segundo lugar, as unidades armadas das forças de segurança da Ucrânia devem ser retiradas para certa distância que exclua a possibilidade de disparo de artilharia e todos os tipos de lançadores de foguetes.

Desde abril, o governo de Kiev realiza uma operação militar no leste da Ucrânia contra milícias separatistas das regiões de Donetsk e Lugansk. O conflito já causou mais de 2.600 mortes.

http://www.diariodarussia.com.br/internacional/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário