segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Russos não sentiram efeitos das sanções do Ocidente

 

Pesquisa mostrou que 92% da população da Rússia não percebeu alterações no cotidiano

18/08/2014 6h55

Dois terços dos russos acreditam que as sanções impostas à Rússia pelos Estados Unidos e uma série de países da União Europeia não surtiram qualquer efeito sobre o país, mesmo tendo sido introduzidas para, antes de tudo, enfraquecer as posições russas na arena mundial. Os resultados são de uma pesquisa promovida pelo Centro Nacional de Opinião Pública da Rússia (VTSIOM).

O levantamento mostrou que, apesar de os russos estarem a par das sanções, com apenas 13% dos entrevistados dizendo desconhecer o tema da pesquisa, 45% dos participantes não souberam especificar que medidas restritivas concretas foram introduzidas contra o seu país. Assim, apenas 19% dos arguidos disseram lembrar de restrições proibindo a entrada de personalidades russas em diversos países do Ocidente, 15% afirmaram terem ouvido falar de sanções aplicadas ao setor bancário russo e apenas 10% sobre a proibição imposta à importação e exportação de uma série de produtos.

O fato de que as sanções provocaram o congelamento de alguns projetos comerciais conjuntos foi recordado por apenas 3% dos participantes da pesquisa, enquanto outros tantos disseram acreditar que as sanções repercutiram na cooperação militar da Rússia com outros países e apenas 2% citaram o fim das atividades da companhia aérea russa Dobrolyot, provocado pelas sanções.

Junto a isso 92% dos entrevistados revelaram que as sanções do Ocidente não surtiram qualquer efeito nas suas vidas e as de seus familiares, enquanto 3% tiveram dificuldades em dar uma resposta nesse sentido. A opinião dos russos, entretanto pareceu dividida quanto às consequências das sanções para a Rússia como um todo. 15% disseram que as restrições foram benéficas para o país, enquanto 15% acreditam que as mesmas trouxeram consequências negativas.

A pesquisa da VSTIOM foi promovida nos dias 9 e 10 de agosto desse ano em 130 localidades de 42 regiões da Rússia e contou com a participação de 1600 pessoas.

http://www.diariodarussia.com.br/economia/noticias/2014/08/18/russos-nao-sentiram-efeitos-das-sancoes-do-ocidente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário