terça-feira, 10 de junho de 2014

Polícia Federal brasileira reúne 40 polícias de outros países na segurança da Copa

 

Centro de Cooperação Policial Internacional possibilita troca imediata de informações

10/06/2014 10h51

A Polícia Federal do Brasil inaugurou na segunda-feira, 9, em Brasília, o Centro de Cooperação Internacional (CCPI), com a presença de cerca de 220 policiais de vários países, com seus respectivos uniformes operacionais, agentes que irão trabalhar na segurança da Copa do Mundo 2014. A sala de operações do CCPI é única do gênero no país, e reúne as polícias dos 32 países participantes do Mundial da FIFA, mais cinco outras nações convidadas, além de três organismos internacionais (ONU, Interpol e Ameripol).

Todas as polícias envolvidas vão cooperar na segurança do maior evento do futebol do mundo, em intercâmbio direto de informações. Graças à cooperação internacional, a Polícia Federal do Brasil já conta com banco de dados de exploradores sexuais de menores, torcedores violentos e outros criminosos de todo o planeta.

Cada delegação dos países participantes traz ao Brasil, em média, sete integrantes. Quatro desses policiais viajarão com sua seleção e trabalharão uniformizados nos estádios onde suas equipes se apresentarão. Esses agentes estrangeiros de campo conhecem suas respectivas torcidas e poderão auxiliar com ações estratégicas de pronta intervenção. Contudo, os policiais não portarão armas, atuando em conjunto com as forças nacionais de segurança pública.

Outros três integrantes das comitivas de cada país ficarão sediados no CCPI, em Brasília, compartilhando seus acessos a bancos de dados e visualizando, por meio de câmeras, todos os estádios e deslocamentos de suas seleções, num vídeo wall, com telões gigantes. Todos os integrantes fixos trabalharão no mesmo espaço do CCPI, em constante intercâmbio.

Fonte: www.diariodarussia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário