quarta-feira, 4 de junho de 2014

Bashar Assad se iguala a Ângela Merkel em número de mandatos

Bashar Assad vence eleições presidenciais com 88,7% dos votos

Bashar Assade, Siria, presidente

Foto: AP

O atual presidente sírio, Bashar Assad, venceu as eleições presidenciais do país com 88,7% dos votos, segundo o porta-voz do parlamento, Mohammad al-Laham, disse nesta quarta-feira.

"Eu declaro a vitória de Bashar Hafez al-Assad, como presidente da República Árabe da Síria, com a maioria absoluta dos votos expressos nas eleições", disse Laham em um discurso transmitido pela televisão.

Assad assegura, assim, seu terceiro mandato consecutivo, apesar da guerra civil que o país vive desde 2011.

Opositores de Assad veem a eleição como uma farsa, dizendo que os outros dois candidatos, relativamente desconhecidos, não ofereceram nenhuma alternativa real e que nenhuma eleição realizada no meio de uma guerra civil poderia ter créditos.

O Tribunal Constitucional da Síria divulgou nesta quarta que o comparecimento da eleição presidencial foi de 73,4%.

Um porta-voz do tribunal disse que, ao todo, 11,63 milhões de sírios votaram, contando os que o fizeram dentro do país na terça-feira, 3 de junho,  e os refugiados e expatriados que já haviam votado antes.

A votação ocorreu somente nas áreas controladas pelo governo da Síria, o que exclui grandes partes do norte e leste do país, dominadas por rebeldes que lutam para acabar com os 44 anos de governo da família Assad.

--Folha Online
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_06_04/Bashar-Assad-vence-elei-es-presidenciais-com-88-7-dos-votos-7882/

Grifo Meu: Ângela Merkel da Alemanha foi eleita 3 vezes e não é ditadora, foi eleição legal. Será que a Europa e os EUA vão tratar Bashar Assad  igual a ela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário