domingo, 11 de maio de 2014

'Pior já passou e tendência é de recuperação' de Dilma, diz Rui Falcão

 

Presidente do PT afirmou que votos de Lula devem migrar para Dilma.
Datafolha apontou que pré-candidata do PT oscilou de 38% para 37%.

Filipe Matoso Do G1, em Brasília

Um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff à reeleição, o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, afirmou ao G1 nesta sexta-feira (9) que "o pior já passou" e que a "tendência" da pré-candidata petista na corrida pelo Palácio do Planalto é de recuperação". Ele disse acreditar que ainda há a "possibilidade" de vitória da presidente no primeiro turno das eleições de outubro.

Nesta sexta, o jornal “Folha de S.Paulo” divulgou pesquisa eleitoral, realizada pelo instituto Datafolha, que aponta que a chefe do Executivo passou de 38% para 37% das intenções de voto na disputa presidencial. Neste cenário, o pré-candidato do PSDB, senador Aécio Neves (MG), subiu de 16% para 20%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, oscilou de 10% para 11% das intenções de voto.

Eu não acredito em tendência de queda [de Dilma nas pesquisas eleitorais]. Pelo contrário, com toda a dificuldade que ela enfrentou, o pior já passou e a tendência é de recuperação e estabilidade"

Rui Falcão, presidente do PT

Apesar de Dilma ter perdido sete pontos percentuais nas últimas duas pesquisas do Datafolha (em fevereiro, a presidente tinha 44% e, em abril, passou para 38%), Rui Falcão disse não acreditar em "tendência de queda" da pré-candidata do PT. Segundo o dirigente petista, todas os estudos eleitorais mostram o PT, Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "vitoriosos" na corrida presidencial.

"Eu não acredito em tendência de queda [de Dilma nas pesquisas eleitorais]. Pelo contrário, com toda a dificuldade que ela enfrentou, o pior já passou e a tendência é de recuperação e estabilidade. Todas as pesquisas mostram o PT, ela e o Lula como vitoriosos", opinou Falcão.

O presidente do PT ressaltou que Dilma enfrentou recentemente situações desgastantes politicamente, como "o pico da inflação" dos alimentos. Na visão de Falcão, o levantamento do Datafolha mostrou que "melhorou" a expectativa da população em relação à inflação de 2014.

Ele também considera "ponto positivo" da pesquisa o fato de Dilma ter "superado" indicadores que poderiam "contaminar" a campanha à reeleição. Falcão, no entanto, não especificou quais são os indicadores a que estava se referindo.

saiba mais

Efeito Lula
Rui Falcão disse acreditar que quando a campanha eleitoral tiver início oficialmente, e Dilma puder se apresentar como a candidata do PT à reeleição, os votos apontados pelas pesquisas para Lula serão transferidos para a presidente da República. Na avaliação dele, a "somatória" dos votos de Dilma com os do ex-presidente vai dar "grande vantagem" à legenda.

"Não se pode ignorar que a pesquisa [Datafolha] mostra o Lula separado dela [Dilma]. Então, sempre a somatória deles nos dará uma grande vantagem. Não se pode fazer o percentual de um contra o do outro, mas claro que a transferência [dos votos] do Lula para ela é muito grande", destacou Falcão.

"Lula e Dilma são uma coisa só, representando o PT e seus aliados. Isso vai ficar muito nítido quando ela se tornar a candidata e quando a campanha efetivamente começar", complementou

Fonte: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/05/pior-ja-passou-e-tendencia-e-de-recuperacao-de-dilma-diz-rui-falcao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário