sexta-feira, 25 de abril de 2014

Planeta que não tem estrela é descoberto perto do Sistema Solar

 

 

espaço, eua, cientistas, astronomia, wise

Geralmente, todos os planetas viram em torno de uma estrela

Foto: NASA

Geralmente, todos os planetas viram em torno de uma estrela

A relação entre planetas e estrelas tornou-se ainda menos clara após a recente descoberta de um astrônomo norte-americano.

O cientista Kevin Luhman, da Universidade Estadual da Pensilvânia, descobriu, com a ajuda do satélite Wise, da Nasa, um corpo celeste que não vira em torno de astro nenhum. O autor da descoberta o qualifica como uma “anã marrom”, classe que reúne estrelas que não conseguiram obter massa suficiente para iniciar a fusão de hidrogênio, condição necessária para se “acenderem”.

Porém, mesmo assim, a massa do objeto é muito mais pequena do que é necessário para ser “estrela não acabada”. O corpo celeste, que recebeu o nome WISE Jo85510.83, tem até 10 vezes a massa do Júpiter, e para ser estrela, precisaria pelo menos de 13 vezes a massa do maior planeta do Sistema Solar. A mídia já batizou o achado de “planeta órfão”.

Em termos de astronomia, este achado é importante, já que considerava-se que todo planeta precisa de uma estrela. Agora, pode ser estabelecido novo tipo de planeta que aspira a ser estrela mas não consegue.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_04_26/planeta-que-nao-tem-estrela-e-descoberto-perto-do-sistema-solar-3315/

Nenhum comentário:

Postar um comentário