sábado, 5 de abril de 2014

EUA ameaçam a Rússia sobre acordo que destrua o Petrodólar

 

Zero Hedge

Nos saltos de potencial " santo graal "  do negócio de gás da Rússia com a China, a notícia de um " escambo " um acordo de  óleo entre Rússia - Irã , parece que os EUA estão começando a ficar muito preocupados com o seu todo-poderoso Petrodólar
EUA ** Alertam Rússia, Irã contra possíveis retaliações por vir
EUA ** DIZEM QUE QUALQUER NEGÓCIO PROVICARÁ SANÇÕES
EUA ** TEM DÚVIDAS POR GOVERNO IRANIANO transmitindo por todos os canais
Nós suspeitamos que essas sanções terão mais dentes do que algumas proibições de viagens , mas , como vimos anteriormente, é a mesma probabilidade de ser mais um desastre geopolítico épico resultante do que foi originalmente destinado a ser uma demonstração de força e, em vez está se transformando rapidamente para fora uma confirmação do terminal de fraqueza.
Como explicamos no início da semana ,
Rússia parece perfeitamente feliz ao telégrafo , que está tão disposta a usar escambo (e " Deus me perdoe " ouro) e logo outras moedas "regionais" , como a usar o dólar dos EUA , dificilmente o resultado pretendido do bloqueio ocidental, que parece ter apenas saído pela culatra e mais impactou o status de intocável do Petrodólar ....
" Se Washington não pode parar esse negócio , que poderia servir como um sinal para outros países que os Estados Unidos não correrão o risco de grandes disputas diplomáticas em detrimento do regime de sanções "
E aqui está Voz da Rússia , "a Rússia se prepara para atacar o Petrodólar " :
A posição do dólar dos EUA como moeda base para negociação de energia global dá aos EUA uma série de vantagens indevidas . Parece que Moscou está pronto para tornar estas vantagens distantes.
A existência de "petrodólares" é um dos pilares do poder econômico dos Estados Unidos , porque ele cria uma demanda externa significativa para a moeda americana , permitindo que os EUA possam acumular enormes dívidas sem inadimplentes. Se um comprador japonês quer comprar um barril de petróleo saudita, ele tem que pagar em dólares dos EUA , mesmo que nenhuma empresa de petróleo americana nunca toque o  barril. Dólar tem mantido uma posição dominante no comércio global por um tempo tão longo que os contratos de gás natural até mesmo da Gazprom para a Europa estão com preços e pagos em dólares americanos. Até recentemente, uma parte significativa do comércio UE-China tinha sido fixado o preço em dólares.
Ultimamente , a China tem liderado os esforços do BRICS para desalojar o dólar de sua posição como a principal moeda mundial , mas a "guerra contra as sanções " entre Washington e Moscou deu um impulso ao esquema muito aguardado para o lançamento do petroruble e mudar todas as exportações russas de energia longe da moeda dos EUA .

http://undhorizontenews2.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário