sábado, 23 de novembro de 2013

O Grande Computador Quântico: O que fazem a NASA e o Google com seu novo ‘brinquedo’?

 

computadores quânticos iau.org / NASA usar para encontrar exoplanetas

Este ano, a NASA em colaboração com o Google, adquiriu o maior computador quântico do mundo, "para resolver os maiores desafios de informática". Mas o que eles pretendem fazer com este dispositivo poderoso e revolucionário?

O Laboratório de Inteligência Artificial Quantum, localizado no Centro de Pesquisa Ames da Nasa, na Califórnia, tem o computador quântico da empresa canadense D-Wave Systems. 

George Dvorsky, editor e colaborador do portal io9 falou com Rupak Biswas, um dos principais impulsionadores do projeto, sobre grandes planos para a computação quântica, tais como a gestão de grandes repositórios de dados, o desenvolvimento de esquemas de criptografia difícil de serem hackeadas, coordenação de veículos robóticos no espaço, controle de tráfego aéreo ou de previsão do tempo. 

"Na verdade, os sistemas quânticos têm potencial, pelo menos em teoria, para mudar irrevogavelmente a evolução da computação", lembra o autor do artigo. "Ao contrário dos computadores baseados em silício tradicionais [...], estes sistemas usam os efeitos da mecânica quântica [...], o que lhes permite instantaneamente encontrarem todas as soluções possíveis para um problema particular", escreveu Dvorsky. 

"A computação quântica tem gerado muito interesse recentemente, especialmente sobre como podem usar o computador quântico D-Wave para resolver problemas interessantes ", disse Biswas, acrescentando que a máquina começou a funcionar em setembro deste ano. 

Aplicações Quânticas

Atualmente, a equipe está estudando Biswas três aplicações básicas, incluindo um que serviria como uma agenda para os astronautas em órbita. O especialista explicou que se os astronautas da NASA enfrentam problemas de optimização de energia, um sistema quântico poderia resolver. 

"O cientista disse que eles também estão à procura de programar a má coordenação do trabalho em supercomputadores, e a terceira tarefa, por enquanto, é o desenvolvimento de um aplicativo que ajudará explorar grandes quantidades de dados de Kepler e de outros telescópios espaciais para identificarem exoplanetas. Biswas disse que esses aplicativos oferecem soluções para problemas menores, mas que no futuro poderiam ser extrapolados para resolverem grandes problemas. 

Grandes problemas

Quando perguntado quais problemas se refere, Biswas começou por notar que eles estão trabalhando para encontrar a melhor maneira de armazenar os dados científicos da NASA na Terra, porque eles têm o maior repositório mundial de dados observacionais de todos os tipos. 

A NASA também está fortemente envolvida no desenvolvimento da próxima geração de sistemas de controle de tráfego aéreo, não apenas para vôos comerciais, mas também para vôos de carga e não tripulados. 

Hoje, muitas destas tarefas de controle são realizadas de forma centralizada, mas em fases posteriores, ela vai exigir um controle mais distribuído e, portanto, um sistema de optimização que o computador quântico poderia resolver. 

O especialista da NASA diz que os computadores quânticos também seriam muito úteis para coordenarem o trabalho dos robôs que operam em outros planetas, como Marte Curiosity.

Biswas refere que estes sistemas ajudam as sondas a explorarem, por exemplo, vários tipos de rochas. Curiosamente, computadores quânticos poderiam também ser utilizados para desenvolver algoritmos de aprendizagem, de modo que eles podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento de inteligência artificial. 

Com esses grandes objetivos na mesa, Biswas prevê que os computadores quânticos no futuro se comportarão como processadores conectados a computadores clássicos. "O que é extraordinário", diz o autor do artigo. "Será como dar esteróides ao seu computador pessoal", disse Biswas. 

nasa.gov - Interior D-Wave computador quântico Dois.

Fonte: Rússia Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário