quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Acelerar concretização dos Objetivos do Milênio é prioridade na 68ª Assembleia Geral da ONU

 

por Redação da ONU Brasil

Ban2 300x169 Acelerar concretização dos Objetivos do Milênio é prioridade na 68ª Assembleia Geral da ONU

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fala com a imprensa. Foto: ONU/Eskinder Debebe

A Assembleia Geral das Nações Unidas inicia a sua 68ª sessão nesta terça-feira (17). O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltou a necessidade da cooperação global para enfrentar as questões mais urgentes no mundo, incluindo as crises na Síria e em outros lugares, acelerando a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

“Este é um período crucial para a cooperação global. A Síria é o maior desafio humanitário, de paz e de segurança que enfrentamos. Sejamos claros: o uso de armas químicas na Síria é apenas a ponta do iceberg”, disse Ban a jornalistas em Nova York.

O secretário-geral disse que durante o debate anual da Assembleia Geral – do qual participarão aproximadamente 130 Chefes de Estado e ministros das Relações Exteriores – ele pedirá que os líderes mundiais “defendam as suas responsabilidades políticas e morais para servir, ouvir, investir e atender as crescentes e justificáveis demandas de pessoas em todo o mundo por uma vida com liberdade e prosperidade”.

Ban disse que as questões que requerem atenção urgente incluem as mudanças climáticas, o aumento dos esforços para acelerar a concretização dos ODM e a formação da agenda de desenvolvimento pós-2015.

O presidente da 68ª Assembleia Geral, John W. Ashe, disse em seu discurso de abertura que “o próximo ano será crucial para esta Assembleia, visto que ela busca identificar os parâmetros da agenda de desenvolvimento pós-2015”.

O ano de 2015 é o prazo final para atingir os ODM, as oito metas de combate à pobreza, em prol da educação, igualdade de gênero, saúde infantil e materna, estabilidade ambiental, redução de HIV/aids e uma parceria mundial para o desenvolvimento. Por isso, Ashe declarou “O pós-2015, Agenda para o Desenvolvimento: Ajustando as etapas” como tema da Assembleia.

A Assembleia Geral também realizará este ano uma sessão de alto nível sobre deficiência e desenvolvimento. Ban ressaltou a importância de levar em conta as necessidades e aspirações das pessoas com deficiência, que compõem 15% da população mundial.

“As próximas semanas trarão muitas oportunidades para o progresso comum. Mas o sucesso dependerá de níveis cada vez mais profundos de cooperação – e contribuições de nossos parceiros”, disse Ban, acrescentando que “temos que aproveitar esse espírito de ação para atender as nossas crises imediatas e alcançar nossos objetivos de longo prazo”.

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário