sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nelson Martins afirma que burocracia é a principal barreira contra seca

Reunião da Comissão Especial de Combate à Seca da Assembleia Legislativa

Reunião da Comissão Especial de Combate à Seca da Assembleia Legislativa Foto: Marcos Moura

A burocratização ainda é a principal barreira para amenizar os efeitos causados pela estiagem no Ceará. A afirmação foi feita pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Nelson Martins, durante reunião da Comissão Especial de Combate à Seca da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (18/04), no Completo de Comissões Técnicas da Casa.

De acordo com o presidente do colegiado, deputado João Jaime (PSDB), a reunião teve o objetivo de mostrar à sociedade quais medidas emergenciais estão sendo desenvolvidas no Ceará em relação à seca. “Queremos saber o que o Estado está fazendo para diminuir o sofrimento dos sertanejos que estão sendo atingidos pela estiagem, considerada a maior dos últimos 50 anos”, esclareceu.
Apesar de frisar as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento dos projetos, o secretário enalteceu as medidas emergenciais e estruturantes, como os projetos São José e Água para Todos, desenvolvidos pelo Governo para minimizar a situação. “O governador afirmou que garantirá os recursos para o que precisar ser ampliado” afirmou.
Ao expor os projetos e medidas emergenciais desenvolvidos pelo Governo, Nelson Martins afirmou que, atualmente, existem 756 carros-pipa atendendo 105 municípios atingidos pela seca somente pelo Exército, além de 105 carros disponibilizados pela Defesa Civil e a perfuração de 50 poços mensalmente. “Durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará, ela autorizou o aumento de 30% na contratação e aluguel de carros-pipa”, informou.
Em contrapartida, o deputado Roberto Mesquita (PV) destacou que 174 municípios cearenses se encontram em estado de emergência, e que os projetos apresentados pelo secretário durante a reunião não se enquadravam em medidas emergenciais, e completou dizendo que não vê boa vontade do Governo em amenizar a situação. “O Governo tem dinheiro em caixa, mas nenhuma sensibilidade” enfatizou.
Em resposta, o secretário afirmou que a SDA, junto ao Governo do Estado, organizou uma Comissão da Seca que se reúne toda segunda para atender a demanda dos municípios que se encontram em colapso desde 2012. “Estou com a consciência tranquila, o que está ao nosso alcance certamente está sendo feito”, afirmou.
Também participaram da reunião os deputados Welington Landim (PSB); Lula Morais (PCdoB); Leonardo Pinheiro (PSD); Manoel Duca (PRB); o presidente da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta; representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Jeovani Lima e da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), Eduardo Aragão.
MA/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário