quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tribunal recomenda transparência

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS-TCM, RECOMENDA QUE MUNICÍPIOS COM ATÉ 50 MIL HABITANTES DEVERÃO DIVULGAR INFORMAÇÕES CONTÁBEIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Um total de 150 municípios cearenses tem os próximos quatro meses para viabilizar a publicação de informações contábeis sobre a administração pública, em detalhes e em tempo real, pela internet. A Lei da Transparência, aprovada em 2009, concedeu um prazo de quatro anos para que todas as cidades com até 50 mil habitantes ficassem obrigadas a divulgar os dados. O problema é que mesmo os municípios maiores, que já deveriam estar cumprindo a lei, não têm conseguido disponibilizar receitas e despesas em linguagem de fácil compreensão e com rapidez.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, afirma que, com o fim dos prazos, não há justificativa para que os municípios deixem de cumprir a Lei da Transparência. Ele afirma que a Corte não tem como assegurar o cumprimento da legislação, mas lembra que é papel dela, assim como do Ministério Público e da população, cobrar que os gestores divulguem as contas na internet.

Acesse o site:www.politicaemevidencia.com.br

Por Marcelo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário