domingo, 28 de outubro de 2012

Terremoto de 7,7 graus de magnitude atinge oeste do Canadá

 


Um terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu na noite desse sábado (20h04 no horário local, 1h04 de Brasília deste domingo) o oeste do Canadá, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). A profundidade do tremor foi de 17,5 km.

O Centro de Alarmes de Tsunamis no Pacífico emitiu um alerta para o Havaí, nos Estados Unidos. De acordo com o comunicado, foi gerado um tsunami que pode causar danos na costa de todas as ilhas que compõem o arquipélago, e ações urgentes devem ser tomadas para a proteção de vidas e propriedades. Ainda segundo o órgão, ondas do tsunami devem atingir a costa do Havaí por volta de 22h28 do horário local (6h28 do horário de Brasília deste domingo).

A cidade mais próxima do epicentro é Masset, a 139 km e localizada em um arquipélago na província de Columbia Britânica, que tem em Vancouver a maior cidade. O Alasca, nos Estados Unidos, fica a cerca de 625 km do ponto onde o tremor aconteceu.

Uma série de pelo menos dez terremotos, sendo o mais forte de 5,1 graus, e o menor de 4,1 graus, com profundidades de cerca de 10 km, foram registrados quase no mesmo local na sequência.

Após uma reavaliação, o USGS elevou a intensidade do tremor. O primeiro boletim emitido pelo instituto indicava um terremoto de 7,1 graus na escala Richter.

Ainda não há informações sobre danos ou possíveis vítimas. O Centro de Alertas de Tsunami do Alasca e Costa Oeste, dos Estados Unidos, também emitiu um alerta de tsunami para a região.

Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário