quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Datafolha/OPOVO – Elmano e Roberto estão empatados

Eliomar de Lima

“Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) aparecem empatados e estariam no segundo turno se a eleição para prefeito fosse hoje, aponta a pesquisa O POVO/Datafolha. A consulta foi realizada terça-feira e ontem, concluída, portanto, no último dia de horário eleitoral dos concorrentes ao Poder Executivo da Capital no rádio e na televisão. O petista oscilou negativamente um ponto em uma semana e passou de 24% para 23%. Já o competidor do PSB subiu quatro pontos no mesmo período e tem os mesmos 23%. Roberto Cláudio foi o único concorrente a apresentar crescimento.

Moroni Torgan (DEM) oscilou de 18% para 17%. Heitor Férrer (PDT) teve variação de 13% para 11%. Renato Roseno (Psol) passou de 7% para 6%. E tanto Inácio Arruda (PCdoB) quanto Marcos Cals (PSDB), que tinham 3%, estão agora com 2%, cada. André Ramos (PPL), Francisco Gonzaga (PSTU) e professor Valdeci Cunha (PRTB) não alcançam 1%. Brancos nulos e os que dizem não votar em nenhum somam 4%. Os que ainda não sabem em quem votar são 11%.

Quando são considerados apenas os votos válidos, Elmano e Roberto Cláudio chegam a 27%, enquanto Moroni aparece com 20%. Essa é a forma oficial de divulgação do resultado da eleição, que desconsidera votos em branco, nulos, os que dizem não votar em nenhum e os indecisos. Na espontânea, Elmano fica com 18%, contra 16% de Roberto Cláudio e 13% de Moroni. Heitor aparece com 9% e Renato Roseno, 5%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Roberto Cláudio teria 44%, contra 38% de Elmano. O candidato do PSB venceria também Moroni e Heitor Férrer. O petista também se sairia melhor tanto enfrentando o candidato do DEM quanto contra o pedetista. Na simulação em que Moroni e Heitor se enfrentam, há empate técnico: 42% para o pedetista contra 39% do adversário.

Na rejeição, o candidato do DEM fica com 35%. O petista alcança 25%. Inácio aparece com 21% e Roberto Cláudio, 20%. O menor índice é de Heitor: 9%.”

(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário