segunda-feira, 30 de julho de 2012

Seca nos EUA é a maior em quase 50 anos

 

Confira imagens da estiagem que está acabando com a safra americana de soja e milho e pode favorecer produtores brasileiros com a alta nos preços das commodities

iG São Paulo | 28/07/2012 05:00:00

Os Estados Unidos vivem a pior seca em quase meio século. E as ondas de calor, associadas à falta de chuvas, estão provocando a quebra das safras de milho, de soja e de outras culturas.

A redução da produção elevou o preço das commodities, largamente usadas na criação de animais, e obriga pecuaristas a venderem seus rebanhos para não perderem animais. A seca reduz ainda a produção de leite e as previsões apontam para o aumento no preço das carnes, já que o custo de engordar os animais pode não compensar.

Ao menos no que diz respeito à soja e ao milho, a redução da produção americana favorece os produtores rurais brasileiros. No Brasil, a expectativa é de safra e de lucros recordes, por causa do aumento da área plantada e do preço da soja e do milho. A previsão é de que o país se torne com isso o maior produtor de soja do mundo.

Veja imagem do estrago causado pela estiagem nos EUA:

Marion Kujawa observa o leito seco da lagoa onde seu gado costumava beber água. Sua fazenda fica em Ashley, no estado americano de Illinois. Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário