terça-feira, 31 de julho de 2012

Pesquisa eleitoral do Ibope em Fortaleza

Moroni lidera a pesquisa do Ibope

A primeira pesquisa do Ibope para a TV Verdes Mares foi realizada no fim de semana na Capital cearense
Se a eleição para a Prefeitura de Fortaleza fosse hoje, o candidato Moroni Torgan (DEM) seria o eleito. A pesquisa feita pelo Ibope para a Televisão Verdes Mares aponta ainda a preferência do eleitorado sobre os demais concorrentes à chefia do Executivo municipal no dia 7 de outubro.







O Ibope ouviu um total de 602 eleitores entre os dias 27 e 29 de julho. Segundo o relatório feito pelo o Instituto, o modelo de amostragem utilizado na enquete é o de conglomerados em dois estágios. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Devidamente registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a pesquisa utilizou entrevistas pessoais com questionários elaborados de acordo com os objetivos da enquete.
Intenções de voto
A primeira pesquisa encomendada pela TV Verdes Mares ao Ibope (estão contratadas mais duas outras além do prognóstico e da boca de urna), após o registro oficial dos candidatos que concorrerão à Prefeitura da Capital, aponta o candidato Moroni Torgan (DEM) em vantagem na disputa pelas intenções de voto.





No cenário de intenção de voto estimulada, onde são apresentados os nomes de todos os candidatos aos eleitores entrevistados, Moroni atinge 32% das intenções de voto seguido pelo senador Inácio Arruda (PCdoB), com 15% das citações. O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) obtém 11%, logo à frente de Renato Roseno (PSOL), com 10%.
O deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) conseguiu 8% das intenções de voto, ficando à frente de Marcos Cals (PSDB), que somou 6%. Já Elmano de Freitas conquistou 4%. Francisco Gonzaga (PSTU) e Professor Valdeci (PRTB) obtiveram 1%. O candidato André Ramos (PPL) não conseguiu pontuar, segundo o relatório. Os eleitores que declararam a intenção de votar em branco ou nulo totalizam 6%, enquanto outros 6% estão indecisos ou preferem não responder.
Rejeição
Utilizando a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções, o Ibope deu aos entrevistados a opção de citar mais de um nome. Entre os candidatos mencionados pelos eleitores de Fortaleza como aqueles em quem não votariam de jeito nenhum, Moroni Torgan é o que atinge o maior índice de rejeição, chegando a 34%. Em seguida aparece Inácio Arruda com 27% das citações de rejeição, imediatamente depois aparece o candidato Elmano de Freitas com 22%, Francisco Gonzaga com 21%. O nome de Marcos Cals registra 16%.
Os candidatos professor Valdeci e Roberto Cláudio são citados por 15% dos eleitores pesquisados. Os candidatos Renato Roseno, André Ramos e Heitor Férrer obtêm índices que variaram entre 14% e 12%. Os eleitores que declararam não rejeitar candidato algum são 6% dos entrevistados e outros 9% não sabem ou preferem não responder.
Perfil dos entrevistados
Dos 602 eleitores entrevistados no último fim de semana, está escrito no relatório oficial feito pelo Ibope que 55% são do sexo feminino e 45 do sexo masculino. 21% estão na faixa etária entre 16 e 24 anos, 15% entre 25 e 29 anos, 23% entre 30 e 39 anos, 20% entre 40 e 49 anos, 22% acima de 50 anos, Já em relação à escolaridade o grupo de entrevistado foi dividido entre eleitores com até a 4ª série do Ensino Fundamental, 22% com instrução até as três últimas série do Ensino Fundamental, 42% de eleitores com o Ensino Médio e 18% de entrevistados com o nível Superior de escolaridade.
Renda do entrevistado
Quanto à renda familiar (em salários mínimos), os eleitores que participaram da pesquisa foram divididos em grupos com renda familiar de mais de dois salários mínimos, 41% do total, somando 245 eleitores, com renda variando entre um e dois salários mínimos, 37% com um total de 225 eleitores e os que ganham até um salário mínimo, 21% dos entrevistados somando 126 eleitores fortalezenses. As fontes dos dados para definição desses percentuais na elaboração da amostra, segundo o Ibope informou, inclusive para a Justiça Eleitoral cearense, foram colhidas oficialmente do Censo 2000, PNDA 2009 e TSE 2010.
Maioria ainda não tem interesse na disputaOs eleitores de Fortaleza votarão para eleger o futuro prefeito da cidade no dia 7 de outubro. A campanha eleitoral, oficialmente, começou no dia 6 de julho, logo após a oficialização dos pedidos de registro dos candidatos à Prefeitura e à Câmara Municipal. Mas, segundo o Ibope, a maioria do fortalezense ainda não está envolvido no clima da disputa. Á pergunta sobre o interesse do eleitorado 14% disseram ter muito interesse, 22% têm interesse médio, 34% registram pouco interesse e 29% responderam que ainda não têm nenhum interesse na disputa pela sucessão municipal.







Matéria do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário