segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cidade é notícia nacional com enfermeiro que faz pequenos procedimentos

 

A revelação está nos estudos sobre a saúde pública em pequenos municípios brasileiros

Por: Luzenor de Oliveira

Localizado na Região Norte do Ceará, o Município de Barroquinha se transformou em notícia nacional nas últimas 48 horas com uma revelação estarrecedora sobre as contradições, descaso e falta de responsabilidade na área da saúde pública. A notícia que fez a cidade se tornar conchecida no Brasil ocupou uma frase resumida em ampla reportagem do Jornal O Estado de São Paulo.

Com pouco mais de 13 mil habitantes e a 420 KM de Fortaleza, Barroquinha foi visitada pela Caravana Nacional da Saúde do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os representantes da entidade se depararam com um enfermeiro que fazia consultas e pequenos procedimentos. Essa foi apenas uma das distorções encontradas na saúde pública brasileira entre os municípios mais pobres do País.

A Caravana Nacional da Saúde visitou 43 municípios em 14 estados. Sâo municípios considerados pobres e que apresentam os dados de pobres com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Após concluído o estudo, o relatório da Caravana da Saúde será enviado ao Ministério Público Federal. O Conselho Federal de Medicina vai provocar o Congresso Nacional a abrir um amplo debate para discutir, em audiência pública, a situação da saúde nos municípios com baixo IDH.

Em cada um dos 14 estados visitados pelos representantes do Conselho Federal de Saúde, os técnicos levaram em conta os dados que definem o IDH - renda da população, condições de atendimento nas áreas de educação, saúde e geração de empregos. Foram visitados postos de saúde e hospitais e, no encerramento da pesquisa, era atribuída uma nota, entre zero e 10, sobre a qualidade dos serviços nos estados. Nessa pesquisa, o Ceará com uma nota de 4,70, atrás apenas do Espírito Santo, com 2,07.

Fonte: www.cearaagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário