terça-feira, 20 de março de 2012

Morre o Papa Shenouda III, chefe da Igreja Ortodoxa Copta

 

Shenouda III era visto como guardião da maior minoria cristã no Oriente Médio

O Globo

 

<br />O Papa Shenouda III, chefe da Igreja Ortodoxa Copta, durante uma missa em 2008. O Papa faleceu neste sábado, por problemas de saúde no pulmão e fígado<br />Foto: AP

O Papa Shenouda III, chefe da Igreja Ortodoxa Copta, durante uma missa em 2008. O Papa faleceu neste sábado, por problemas de saúde no pulmão e fígado

CAIRO — A agência de notícias estatal do Egito informou que o Papa Shenouda III, chefe da Igreja Ortodoxa Copta, a maior minoria cristã no Oriente Médio, faleceu neste sábado, aos 88 anos. O sacerdote batalhava há anos contra problemas de fígado e pulmão, e havia retornado recentemente ao Egito após procurar tratamento no exterior.

Nascido Nazeer Gayed, em 3 de agosto de 1923, em Asyut, no Egito, Shenouda III se tornou monge em 1954, quando adotou seu atual nome. Conhecido em árabe como "Baba Shenouda", ele se tornou Papa da Alexandria em 1971, após a morte do Papa Cyril, e presidiu por mais de três décadas a Igreja Ortodoxa Copta do Egito, uma das mais antigas do mundo.

Em 1981, o Papa se desentendeu com o então presidente do Egito Anwar Sadat, que o enviou para um exílio interno. Ele foi autorizado a voltar ao Cairo pelo presidente Hosni Mubarak, quatro anos depois.

Para os mais de 10 milhões de egípcios cristãos coptas, ele era visto como um grande guardião de sua minoria, em meio a uma população de maioria muçulmana. Seu sucessor terá como desafio tranquilizar a comunidade cristã copta, à medida que a Irmandade Muçulmana está, pela primeira vez na história, à beira de uma divisão de poder no Egito.

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário