terça-feira, 12 de julho de 2011

Servidores da UFC decidem nesta 3ª feira rumos da greve

Do Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da UFC (sintufc) recebemos nota em resposta a uma indagaçãoi feita neste Blog sobre a situação do movimento, que parecia mais parado do que nunca. Confira a resposta:

Prezado Eliomar de Lima,

A greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará teve início no último dia 16 de junho e conta, hoje, com 100% de adesão nos campi de Cariri, Quixadá e Sobral e mais da metade dos funcionários em Fortaleza (saúde, vigilantes, e técnico-administrativos). Ao todo, 48 universidades federais, em todo o país, paralisaram suas atividades.

Na pauta de reivindicações, estão melhorias no plano de carreiras: racionalização de cargos, step de 5%, piso de três salários, e incentivo à qualificação; além de concursos públicos para preenchimento de, no mínimo, 1.300 cargos. O último concurso de grande porte realizado na UFC foi feito em 2003, com cerca de 150 contratações.

O Comando Local de Greve da categoria recebeu, no último dia 5 de julho, um documento dos Ministérios da Educação e do Planejamento propondo o fim da greve para posterior negociação das reivindicações dos trabalhadores das universidades federais. O momento atual é de avaliação nos Comando Locais de Greve, em todo o país, para decidir qual posicionamento será adotado em resposta ao governo.

Privatização

Um novo fato preocupante para a categoria é a recente reapresentação pelo Governo Federal ao Congresso Nacional de proposta para privatização dos Hospitais Universitários. O Projeto de Lei 1749/2011 foi encaminhado em Regime de Urgência na último dia 5 de julho, e propõe a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O PL deve ser votado até 14 de agosto.

Nesta terça-feira (12), será realizada uma Assembleia Geral na qual será decidida a continuidade ou interrupção da greve.
A greve na UFC foi divulgada em várias matérias nas TVs, jornais impressos, sites e rádios locais. A divulgação dentro da universidade está sendo feita diariamente. O desafio de deixar TODOS informados é grande e dependemos, para isso, do apoio dos veículos de comunicação. Por essa razão, agradecemos desde já a sua atenção.

Atenciosamente,

Luciana de Paula
Assessora de Imprensa do Sintufce.

VAMOS NÓS – Da nossa parte, tod apoio. A infornmação é um dos mais poderosos instrumentos quando categoria entra em greve. Principalmente numa instituição que mexe com interesses de quem nela trabalha, de quem dela usufrui e de quem dela saiu e colhe frutos.

Do Blog do Eliomar de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário