segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caso Senador Pompeu – PT não aceita desvios de conduta, mas não adota rito sumário

O professor Moacir Tavares, que integra o PT municipal e a gestão Luizianne Lins, manda artigo para o Blog comentando cobranças feitas à direção estadual do partido sobre o caso do prefeito de Senador Pompeu. Antônio Teixeira, acusado de envolvimento em fraudes administrativas. Houve cobrança aqui do jornalista Luiz Henrique Campos, editor adjunto de Conjuntura do O POVO, no que Moacir reage. Confira:

O PT é o partido que, nas últimas décadas, foi protagonista das mais nobres lutas no Brasil. O PT preparou-se na ausculta do povo brasileiro para ser governo.
O presidente Lula e o governo por ele levado a cabo é sinal evidente e eloquente dessa propedêutica que obteve sucesso reconhecido no Brasil e no mundo. O governo da presidenta Dilma trilha o mesmo caminho, pois originada e alicerçada na mesma matriz ideológica, sendo pois um governo de continuidade do Governo Lula.
O PT sempre tratou e sempre tratará os desvios éticos por ventura postos em curso por algum de seus filiados com o rigor, também ético, que cada caso requeira. Não há rito sumário. Não somos um partido de caciques e coronéis. Não caímos na esparrela eleitoreira e demagógica de jogar para a galera.
O PT tem um estatuto elaborado de forma democrática e em permanente construção e aperfeiçoamento, como nesse exato momento histórico, onde debates sobre a reforma de nossa constituição interna, se podemos assim chamar, estão em curso.
As instâncias partidárias funcionam plenamente e são compostas de forma também democrática. Aqui reside a força e a diferença do PT: a sua vitalidade interna, sem caciquismos, repito.
Isso posto, imagino que os trâmites que o caso do prefeito de Senador Pompeu requer serão elencados, e não poderia ser diferente, à luz do estatuto, que a meu juízo remeterá para a Comissão de Ética da instância estadual para, em prazo determinado, emitir parecer.
Não será, como nunca foi, se comprovado por quem de direito internamente ao PT, tolerado desvio de qualquer natureza que macule nossos estatutos, seja qual for o filiado, seja vinculado a quem for.
O PT funciona assim com respeito à democracia interna. Esse modo do PT é uma forte razão de ser o partido preferido dos brasileiros, como apontam todas as pesquisas que tratam desse tema, atingindo um percentual quatro vezes maior que o segundo colocado. Em Fortaleza, esse dado de predileção beira os 40%.
Deve ser muito incomodo para os nossos algozes, o nosso governo ser bem sucedido e o PT continuar crescendo na preferência dos brasileiros e brasileiras.
O PT não aceita desvios de conduta, nem muito menos rito sumário. A democracia interna é força motriz do PT.

Abraços cordiais,

* Moacir Tavares- dirigente municipal do PT de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário