domingo, 13 de fevereiro de 2011

Petistas saúdam PT e luta pelos direitos das minorias

 

Deputados da bancada do PT na Câmara revezaram-se na Tribuna, ontem, para saudar o partido e sua militância pelo aniversário de 31 anos do partido. Os parlamentares destacaram a luta do PT, desde a sua fundação, em defesa dos direitos dos trabalhadores, das minorias, dos movimentos sociais e contra a exclusão social e a miséria no país. Os parlamentares também registraram a homenagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no ato político de comemoração da data, em Brasília. Lula recebeu o título de presidente de honra do PT.

O deputado Fernando Marroni (PT-RS) lembrou os desafios que o PT superou ao longo da sua história. Primeiro, lutamos contra a ditadura militar, Depois, trabalhamos para auxiliar no processo de redemocratização do Brasil e, a partir daí, nos dedicamos a contribuir para a construção de uma sociedade democrática, crítica, capaz de entender e discutir seus problemas e, sobretudo, livre” ressaltou.

Ao citar a alegria e o orgulho de ser petista, a deputada Fátima Bezerra (RN), afirmou que os sonhos, as lutas e as vitórias só foram possíveis com a ajuda dos militantes. A militância do PT é a responsável pela construção deste novo Brasil que iniciou no mandato do presidente Lula. Foi também pelas mãos dessa militância que elegemos Dilma Rousseff, a primeira mulher Presidente do Brasil”, afirmou.

Para a deputada catarinense Luci Choinacki (SC), a grande virtude do partido foi permitir o acesso ao poder de pessoas das mais variadas classes sociais. Temos toda a gratidão pela existência do PT. Um partido que permitiu a eleição de gente humilde, professores, agricultoras, pessoas de diversas funções sociais, pessoas esquecidas que hoje estão em espaços importantes em nosso país”, destacou.

O deputado petista Sibá Machado (AC) afirmou que o sucesso alcançado pelo país, sob o comando do PT, está fundamentado na responsabilidade que o partido demonstrou na condução do país. O pilar desse sucesso está sedimentado no equilíbrio fiscal do país, no desenvolvimento econômico com distribuição de renda e, é claro, no avançar o máximo na democracia, construindo uma relação externa que busca, em primeiro lugar, a solidariedade entre os povos”, ressaltou.

Em relação aos futuros desafios do PT, o deputado Luiz Couto (PB) afirmou que o PT precisa se aproximar ainda mais dos movimentos sociais e apoiar as reformas política e dos sistemas de segurança pública e penitenciário”. O deputado Padre Ton (RO) destacou que “nas discussões dos grande temas nacionais, como o salário mínimo, a reforma tributária e o Código Florestal, é importante o partido convocar as bases e os movimentos sociais para o debate”.

Também saudaram o aniversário de 31 anos do PT, os deputados petistas João Paulo Lima (PE), Amauri Teixeira (BA), Marcon (RS), Ságuas Moraes (MT), Gilmar Machado (MG) e Benedita da Silva (RJ).
O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, reunido ontem, celebrou não apenas o 31º aniversário do PT, como o início auspicioso do Governo da companheira Dilma Rousseff. Em resolução tira do encontro, o Diretório afirmou que o terceiro governo democrático e popular será o da continuidade e do aprofundamento da grande transformação iniciada há oito anos no país pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O documento destaca ainda que a vitória petista nas eleições de 2010 representa um marco fundamental na trajetória dos 31 anos do Partido dos Trabalhadores. O Governo Lula construiu, no imaginário nacional e na vida real do povo brasileiro, um símbolo político de inegável valor: que é possível gerar um modelo de inclusão social como instrumento de desenvolvimento e soberania com nova inserção mundial. O Governo Lula mudou as expectativas do povo em relação à viabilidade de um projeto nacional de desenvolvimento social e econômico”.

A resolução afirma ainda que “o Governo Dilma é a expressão do nosso projeto de construção de um país justo, democrático e soberano. Este projeto está inconcluso e Dilma, pela sua história, coragem e competência e pela força política da sua eleição é a condutora da sua segunda fase. Não há dúvida de que nossa vitória em 2010 foi estratégica para a consolidação do nosso objetivo de tornar o Brasil uma alternativa concreta e bem-sucedida frente aos profundos impasses gerados pelo neoliberalismo.

Leia a íntegra da resolução na página da bancada do PT na Câmara: www.informes.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário