terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Embrapa vai liderar rede internacional de pesquisa em ingredientes funcionais de frutas

A Embrapa Agroindústria Tropical, em Fortaleza (CE) será a instituição-líder de uma rede de pesquisa internacional na área de ingredientes funcionais de frutas: a Rede Frutactiva. A proposta de criação da rede foi aprovada por um conselho que reúne todos os Organismos Nacionais de Ciência e Tecnologia (ONCTS) dos países Iberoamericanos — Portugal, Espanha e os 20 países latinoamercianos. 

O objetivo da Rede Frutactiva é montar um grupo multidisciplinar que favoreça a interação, a cooperação, a transferência de conhecimentos, metodologias e tecnologias para a caracterização, obtenção e uso de compostos bioativos de frutas tropicais não-tradicionais dos países iberoamericanos. 

A rede pretende viabilizar a comercialização de ingredientes bioativos que vierem a ser obtidos durante os quatro anos do projeto.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical e coordenador da rede, Ricardo Elesbão, há um consenso acerca de que as frutas possuem ingredientes bioativos com propriedades comprovadas na prevenção de doenças degenerativas. 

A equipe que integra a rede contará com 33 mil euros por ano para promover reuniões, cursos e lançar publicações. “Isso pode representar a liderança do Brasil neste tema durante os próximos quatro anos”, afirma Elesbão.

A Rede Frutactiva é composta por 14 grupos de pesquisa (quatro do Brasil, dois do México, dois da Espanha, um do Equador, um de Portugal, um do Peru, um da Colômbia, um da Costa Rica e um da Venezuela) e 12 empresas. Ao todo, 109 pesquisadores dos nove países fazem parte dessa iniciativa.

Fonte:
Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário